colmeia para climatizador

Colmeia para climatizador: o que é e como funciona?

Por: Alessandro Rodrigues Junior | 4 de janeiro de 2017

A colmeia para climatizador é também conhecida como placa evaporativa, artefato fundamental para os climatizadores. Eles são itens essenciais na empresa especializada em climatizadores de ar industrial, já que são eles que garantem que o ambiente fique mais saudável. As peças para climatizadores de ar são também conhecidas como favo e aplicados por empresas especializadas em ambientes comerciais, industriais e até mesmo na agricultura.

Como funcionam as colmeias para climatizador

Esses itens nada mais são que placas evaporativas, feitas em celulose unidas em forma de colmeia, por isso o nome. Cada folha recebe um tratamento único, que as torna eficientes para a degradação, resistência e também para a refrigeração. Toda vez que o ar quente passa por essa colmeia para climatizador, as placas transformam esse ar em um mais refrescante, tudo por conta das características umectantes e pelo fluxo de ar, o que permite uma refrigeração mais rápida.

A colmeia para climatizador funciona como um dispositivo que por meio da evaporação da água permite o resfriamento do ar, o que as difere também dos sistemas comuns de ar condicionado, que não umidifica o ar, pelo contrário, o resseca.

As características da colmeia para climatizador

A quantidade de colmeia depende do tamanho dos climatizadores e a potência dos aparelhos. Entre as propriedades das colmeias estão sua autossustentabilidade, grande taxa de evaporação, fácil instalação, serem auto limpantes, resistência a sujeira, terem baixa queda de pressão e sua eficiência na refrigeração.

Todas essas características fazem dessas placas as melhoras escolhas nas aplicações dos climatizadores residenciais, ventiladores de resfriamento, fazendas de sementes, em floriculturas, ambientes pecuários, nas fazendas de gado e nos aviários, para as estufas de horticultura, indústrias e também em ambientes pré-resfriados.

Como funciona um climatizador de ar

O verão intenso e o clima cada vez mais seco, faz com que milhares de pessoas busquem alternativas para melhorar a qualidade de ar para suas famílias e ambientes industriais. Os climatizadores de ar são normalmente a opção de quem não pode arcar com os valores de um ar condicionado ou tem problemas alérgicos que pioram com o uso desses aparelhos.

O climatizador de ar pode diminuir a temperatura de um ambiente em até 5 graus, proporcionando uma sensação de frescor e também a melhora da qualidade de ar. Para entender melhor podemos fazer uma analogia simples. O climatizador nada mais é do que um ventilador gigante que também umidifica o ar e pode filtrar e proteger contra ácaros e poeira.

Por isso, é comum dizermos que esse aparelho costuma ser classificado como um eletrônico situado entre o ventilador e o ar condicionado.

Mais econômico, ecologicamente correto é portátil, o climatizador de ar é uma das opções mais seguras para quem vive em ambientes com o clima seco ou para o verão brasileiro, quando as temperaturas sobem e nem sempre a umidade do ar fica no valor adequado.

Entre os pontos positivos dos climatizadores de ar estão:

  • Melhora na qualidade de ar;
  • Ambiente mais agradável e resfriado;
  • Filtro para poeira e ácaros;
  • Economia de energia;
  • Melhora respiratória;
  • Amenização do clima seco.

Gostou da informação do post? Entre em contato com a FRYO e saiba como podemos te auxiliar!

Fryo Climatizadores

Alessandro Rodrigues Junior

Há mais de 6 anos atuando na área de Refrigeração e Climatização Industrial. Atualmente esta a frente de Vendas Técnicas da Fryo Climatização. Com vasta experiência comercial, seu foco esta no desenvolvimento de projetos que tenham o melhor custo beneficio para seus clientes.

Deixe um comentário!