como-desenvolver-um-projeto-de-climatizacao

Projeto de climatização, quais são as etapas e como desenvolver?

Por: Alessandro Rodrigues Junior | 4 de janeiro de 2017

Você tem uma grande empresa e precisa que o ambiente esteja climatizado? Então você precisa de um projeto de climatização adequado para o espaço. Engana-se quem pensa que basta colocar diversos climatizadores espalhados pelo local que o problema está resolvido.

Para usar climatizador de ar de maneira adequada, é necessário fazer projetos de climatização com empresa especializada. Não será qualquer pessoa que fará o projeto, mas sim pessoas com bagagem profissional suficiente para levar em conta todas as variáveis que um ambiente de trabalho possui.

Assim esse projeto irá propiciar e levar em conta as condições de umidade, renovação do ar, pressão, temperatura a fim de analisar a quantidade de equipamentos e a sua localização.

Etapas de análise em um projeto de climatização

• Identificam-se as necessidades do cliente,
• Faz-se o desenho técnico do que se pretende obter como resultado,
• Especificam-se os equipamentos necessários para a climatização.
• Pensa-se na eficiência energética dos equipamentos, o quanto de economia pode ser gerada.
• Instalam-se os equipamentos de acordo com o projeto.
• Oferece-se a manutenção necessária, de forma periódica.

Inclusive, em relação ao último item a ANVISA prevê um Plano de Manutenção de Operação e Controle Obrigatório para o funcionamento dos equipamentos.

Como é possível perceber é necessário fazer um planejamento adequado para a climatização do ambiente, levando em conta inúmeros fatores para além do tamanho do espaço a ser climatizado.

No caso de uma indústria, por exemplo, o local pode ter inúmeras fontes de calor e os funcionários precisam estar inseridos nos projetos, ao pensar em soluções para que os índices de calor sejam reduzidos e o trabalho fique mais produtivo.

projeto de climatização

Caso a instalação e o projeto sejam mal feitas, apenas causam prejuízos para o ambiente. Principalmente se forem equipamentos acima de 60 mil BTUs, é necessário um especialista habilitado e uma empresa idônea a fim de realizar o trabalho.

O projeto de climatização terá o papel de, justamente, verificar e melhorar a qualidade do ar, identificar os ambientes a serem climatizados, recomendações em caso de falha de equipamentos, entre outros fatores.

Outra vantagem em relação à climatização do ar é em relação a diminuir a conta de energia elétrica. Os ares condicionados aumentam – e muito a conta de luz, o que não ocorre com os climatizadores. Eles são mais sustentáveis, pois podem até reaproveitar a água da chuva e não emitem gases tóxicos ao meio ambiente.

Aqui se unem dois fatores muito importantes para a sua empresa: economia e sustentabilidade, as quais podem andar sempre juntas.

Conheça os modelos disponíveis no mercado para instalar os climatizadores adequados na empresa. Quanto a isso fique atento aos preços cobrados, se não preços de mercado e justos. Quanto à instalação é preciso ter o mesmo cuidado, principalmente em relação à experiência e credibilidade da equipe fará o trabalho e, posteriormente, a manutenção.

Consulte a nossa empresa e confirme que ela é a melhor opção de equipamentos de climatização especializada no mercado. Não confie uma questão tão importante e intrínseca a qualidade de produção da sua empresa a qualquer profissional.

Fryo Climatizadores

Alessandro Rodrigues Junior

Há mais de 6 anos atuando na área de Refrigeração e Climatização Industrial. Atualmente esta a frente de Vendas Técnicas da Fryo Climatização. Com vasta experiência comercial, seu foco esta no desenvolvimento de projetos que tenham o melhor custo beneficio para seus clientes.

Deixe um comentário!